Notícias

Pesquisa mostra que cerca de 34 milhões de pessoas não possuem acesso à Internet no Brasil

Você consegue imaginar como seria a sua vida hoje se, de repente, perdesse totalmente o acesso à internet? Pense num mundo sem WhatsApp, Facebook, Instagram, plataformas de streaming, e-mails pessoais ou de trabalho. Será que você se adaptaria?

Pois essa é a realidade de 33,9 milhões de pessoas aqui no Brasil que, segundo um estudo do Instituto Locomotivas e da empresa de consultoria PwC, vivem de forma desconectada, por falta de acesso à internet. 

O estudo também mostra que esse grupo representa 20% da população brasileira com mais de 16 anos e é formado principalmente por pessoas negras, menos escolarizadas e que estão nas classes C, D e E.

Além deles, também existem outras 86,6 milhões de pessoas que se encontram divididas entre “parcialmente conectadas”, aquelas que acessam a internet 25 dias por mês ou “subconectadoas”, que são as que conseguem utilizar o serviço apenas 19 dias por mês. 

Enquanto isso, na outra ponta do gráfico aparecem os plenamente conectados, que usam a internet diariamente e equivalem a apenas 29% da população com mais de 16 anos. Em sua maioria, são pessoas mais escolarizadas e que pertencem às classes A e B. Apenas 8% deles estão nas classes D e E. 

Tais números mostram que a ideia de que “todo mundo tem internet”, embora seja um senso comum, ainda é bem distante da realidade por aqui e que a desigualdade que existe em outras áreas também se repete em questões aparentemente simples, como conseguir ter acesso à rede mundial de computadores. 

E essa falta de Internet acaba impactando a vida dessas pessoas de inúmeras formas, desde dificuldades no mercado de trabalho, até mesmo limitação de acesso à educação, principalmente num momento em que os cursos à distância se popularizaram tanto no país devido à pandemia. 

Logo, o isolamento do mundo digital, além de privá-las de algo hoje considerado essencial para muitos, ainda ajuda a tornar essas pessoas ainda mais distantes das oportunidades que lhes permitiriam ascender profissionalmente e, com isso, sair dessa situação de desigualdade a que elas estão expostas.  

Portanto, se você possui internet em casa ou no celular e consegue usufruir de todos os benefícios que o mundo digital oferece, aproveite essa oportunidade. Infelizmente, este ainda não é um direito básico garantido a todos.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755