Notícias

Jogar online exige mesmo muita banda de internet?

É um fato que velocidades de conexão rápidas são o sonho de consumo dos entusiastas dos games em geral. Mas é preciso dizer que isso não é o mais importante. As rotas que os dados do seu jogo percorrem do PC para o servidor e vice-versa são geralmente mais relevantes que a velocidade da sua conexão em si.

A verdade é que a maioria dos jogos não precisa de uma conexão com velocidade gigantesca. Muitas vezes, uma banda entre 10 e 20 Mbps já é ideal. 

Essa média, no entanto, como já dissemos por aqui, sempre vai depender de quantos dispositivos estão conectados na sua rede e o que eles estão fazendo. Se enquanto você joga, os outros moradores da casa estão todos conectados, assistindo Netflix ou baixando dados na internet, isso fará seu jogo ser afetado.

Em 2016, quando o então presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que jogar online consumia muita banda de internet, vários testes foram feitos aqui no Brasil para entender se, de fato, a declaração procedia. Os resultados foram publicados por muitos sites especializados e mostravam que a história não era bem essa.

Os jogos que estavam no topo da preferência dos usuários na época foram testados, entre eles League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (DOTA 2), Counter Strike: Go, Street Fighter 5 e Grand Theft Auto 5 (GTA 5).

De todos eles, o maior consumo foi do Street Fighter, que durante 15 minutos consumiu 25Mb de download e 30Mb de upload, mostrando que uma conexão de 2Mbps já seria suficiente para atender a demanda.

Ainda falando sobre testes, confiram esse gráfico divulgado no portal IGN, que mostra o consumo de dados do League of Legends e do aplicativo de música Spotify, ambos por meia hora. A parte amarela mostra o consumo do aplicativo de streaming. A laranja, a demanda de internet do jogo. (Clique na imagem para ver em tamanho ampliado).

Gráfico de consumo de internet com jogos (IGN)

O Spotify consome praticamente três vezes mais banda do que o jogo, conhecido por ser um dos mais populares do gênero multiplayer online battle arena.

Por aí, fica claro que a escolha por velocidades mais altas se tornou um padrão para os gamers mais pela margem que elas oferecem para que seu jogo seja menos comprometido pela divisão no uso dos dados da rede, do que propriamente pelo consumo do jogo em si. 

E se você procura uma internet com bom desempenho de verdade, conheça os nossos planos fibra óptica residencial e tenha o melhor da internet banda larga em sua casa.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755