Notícias

Entendendo o Wi-Fi: como a tecnologia sem fio transforma nossa conectividade

No mundo hiperconectado de hoje, o Wi-Fi se tornou uma parte essencial de nossas vidas diárias. De cafeterias a residências ou ambientes de trabalho, a tecnologia sem fio nos permite ficar conectados em movimento. Mas o que exatamente é Wi-Fi, como funciona e quais são suas vantagens e desvantagens?

O que é Wi-Fi?

Wi-Fi, uma abreviação de Wireless Fidelity (que em tradução livre significa ''Fidelidade Sem Fios') é uma tecnologia que permite a conexão de dispositivos eletrônicos, como smartphones, laptops, e outros dispositivos inteligentes, a uma rede local (LAN) ou à Internet sem a necessidade de cabos físicos. Ele opera com base em padrões de comunicação definidos pela Wi-Fi Alliance, uma organização que promove a interoperabilidade entre dispositivos sem fio.

Como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi funciona por meio de ondas de rádio para transmitir informações entre um roteador e um dispositivo compatível. O roteador atua como um ponto central que transmite os dados de um modem de internet para dispositivos habilitados para Wi-Fi em um determinado espaço físico. Os dispositivos podem se conectar a essa rede sem fio inserindo uma senha fornecida pelo administrador da rede.

Vantagens do Wi-Fi:

Conveniência e Mobilidade: O Wi-Fi oferece liberdade de movimento, permitindo que os usuários acessem a internet de qualquer lugar dentro do alcance do roteador.

Conexão simultânea de vários dispositivos: Uma única rede Wi-Fi pode suportar vários dispositivos conectados, o que é ideal para residências e escritórios.

Redução de cabos: Elimina a necessidade de cabos físicos, o que simplifica a configuração e reduz a confusão de fios em ambientes domésticos e de escritório.


Desvantagens do Wi-Fi:

Velocidade Limitada: Em comparação com conexões com fio, o Wi-Fi pode oferecer velocidades mais lentas, especialmente em áreas com muitos dispositivos conectados simultaneamente.

Interferência de Sinal: O desempenho do Wi-Fi pode ser afetado por interferências de outros dispositivos eletrônicos e obstáculos físicos, como paredes e móveis.

Questões de Segurança: Redes Wi-Fi podem ser mais vulneráveis a ataques cibernéticos se não forem adequadamente protegidas por meio de medidas de segurança, como criptografia de dados e senhas fortes.

Como manter seu Wi-Fi seguro?

Para manter sua conexão Wi-Fi segura e protegida contra acessos não autorizados, é essencial implementar medidas de segurança robustas. Isso inclui, entre outras coisas, a configuração de senhas fortes e a mudança periódica dessas senhas. 

Ao adotar essas práticas de segurança, você pode garantir que sua rede Wi-Fi doméstica ou empresarial permaneça protegida contra ameaças cibernéticas e acessos não autorizados. 

Caso você queira uma conexão estável e de qualidade em casa, entre em contato com a nossa equipe comercial. Temos planos para todas as necessidades e perfis de público e, com certeza, um deles será ideal para você e sua família. Acesse nosso site para saber mais. 


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755