Notícias

Saiba tudo sobre a fibra óptica: quem inventou, como funciona e quando chegou ao Brasil

São amplamente usadas para redes de dados de longa distância e de alto desempenho, além de serviços de telecomunicações, como internet, televisão e telefones.

Mas, quem será que inventou essa tecnologia?

Como muitas das coisas que nós usamos hoje em dia, a fibra óptica não teve um único inventor. Ao contrário, foi a soma do trabalho de muitos que levou ao desenvolvimento da tecnologia. Por isso, é comum encontrarmos diferentes definições de quem foi o grande responsável por ela. 

Levando-se em conta os registros históricos sabemos que, em 1953, Narinder Singh Kapany, juntamente com Harold Hopkins, conseguiram fazer feixes de transmissão de imagem com mais de 10.000 fibras e, posteriormente, transmitiram uma imagem através de um feixe de 75 cm de comprimento. Sete anos mais tarde, Kapany cunhou o termo fibra óptica ao escrever um artigo na Scientific American que apresentou o assunto a um público amplo e, mais tarde, escreveu o primeiro livro sobre o tema.

No entanto, o primeiro sistema de transmissão de dados de fibra óptica em funcionamento foi demonstrado pelo físico alemão Manfred Börner nos Laboratórios de Pesquisa Telefunken, em 1965, seguido pelo primeiro pedido de patente para esta tecnologia em 1966.

Ao mesmo tempo, Charles K. Kao e George A. Hockham, da empresa britânica Standard Telephones and Cables (STC), propunham, pela primeira vez, métodos para atenuar as propriedades de perda de luz que ocorriam na fibra óptica e apontavam o material certo a ser usado para garantir isso - vidro de sílica com alta pureza. Essa descoberta rendeu a Kao o Prêmio Nobel de Física em 2009.


Como ela funciona

A fibra óptica funciona transmitindo dados na forma de partículas de luz - ou fótons - que pulsam através de um cabo e formando uma reflexão interna contínua, semelhante a um espelho.

Para ficar mais fácil de entender, imagine que você quer acender uma lanterna em um corredor longo e reto. Simples, né? Você aponta o feixe de luz para o corredor e a luz irá percorrer, em linha reta, o caminho que você deseja. Mas, e se esse corredor tiver uma curva ou, de repente, várias curvas? Como você faz para a luz chegar até o final dele? Bom, uma das sugestões que você pode imaginar é distribuir espelhos ao longo das paredes, para que a luz chegue até o espelho e seja refletida para a outra parte do corredor e, assim, sucessivamente, certo? Pois isso é exatamente o que acontece em uma fibra óptica.

A luz em um cabo de fibra óptica viaja através do núcleo (corredor) saltando constantemente do revestimento (paredes revestidas de espelhos), um princípio chamado reflexão interna total. Como o revestimento não absorve nenhuma luz do núcleo, a onda de luz pode percorrer grandes distâncias, sem grandes perdas. 

Quando ela chegou no Brasil

A chegada da fibra óptica no Brasil se deu em 1977, através de uma parceria entre a Unicamp e a Telebrás. Mas, segundo matéria publicada no jornal da própria Unicamp, foi só em 1982 que "duas Kombis lotadas de fibras, equipamentos e de pesquisadores chegaram a Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para implantar o primeiro enlace de comunicações ópticas (ECO-I) de rua no Brasil, por 4 km até Cidade de Deus".

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história da fibra óptica, pode estar se perguntando: e por que ela vem se popularizando tanto nos últimos anos? Bom, essa é uma daquelas perguntas que não tem resposta curta. Por isso, te daremos cinco grandes motivos que fazem dela a conexão preferida entre os usuários de internet.

Maior largura de banda:

Nenhum outro meio de transmissão de dados baseado em cabo oferece a mesma largura de banda da fibra óptica. Ou seja, o volume de dados que os cabos de fibra transmitem por unidade de tempo é muito maior do que os cabos de cobre.

Alcance maior em longas distâncias:

Na transmissão por fibra óptica, os cabos são capazes de fornecer baixa perda de energia, o que permite que os sinais possam ser transmitidos a uma distância maior que os cabos de cobre.
Menor interferência eletromagnética: A fibra é bem mais resistente à interferência eletromagnética, o que significa uma transmissão virtualmente livre de ruído.

Tamanho pequeno:

O cabo de fibra óptica tem um diâmetro muito pequeno, como já dissemos no início do texto. Portanto, é bem mais prático do que o cabo de cobre coaxial e ocupa muito menos espaço. 

Peso leve:

Por serem bem menores do que os cabos de cobre, os cabos de fibra óptica também são muito mais leves e fáceis de instalar.

E aí, se interessou? Acesse nosso site e confira os planos residenciais, comerciais e empresariais disponíveis aqui na SW Telecom. Um deles, com certeza, atende às suas necessidades.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755