Notícias

Saiba como proteger sua conta do Instagram das invasões e golpes online

Ter sua conta do Instagram invadida virou o grande pesadelo de 2022. Isso porque muitos usuários foram hackeados e viram seus perfis, de repente, anunciando produtos diversos nos stories, em sua maioria eletrodomésticos, sempre com a história de que eram de um suposto amigo que ia mudar de país e, por isso, estava vendendo tudo que tinham em casa. 

Quem já viveu essa “experiência” sabe o quanto pode ser desesperadora a ideia de recomeçar um perfil do zero, reconstruir toda a sua base de seguidores e retomar o engajamento, principalmente se você usa seu perfil para trabalho e depende dele para divulgar seu negócio e seus produtos, por exemplo. 

Mas, será que é possível proteger sua conta do Instagram de ser invadida?

Bem, nenhuma conta nunca estará 100% blindada de invasões, mas geralmente os bandidos não querem perder muito tempo burlando a segurança de um sistema, logo, quanto mais forte for a sua defesa, menor a chance do ataque ser bem sucedido. 

Por isso, vamos compartilhar 4 maneiras de manter sua conta muito mais segura, para dificultar o trabalho dos invasores e, assim, reduzir as chances de você ser a próxima vítima de um golpe digital.

1. Escolha uma Senha Forte

À medida que mais usuários criam contas do Instagram, mais tentativas de hacking e phishing ocorrem. E quem é o culpado número um disso? As senhas fracas.

A gente sabe que decorar um milhão de senhas super longas e complexas pode ser um desafio, mas hoje em dia já existem gerenciadores de senhas que permitem acessá-las com facilidade em um computador desktop, celular e até mesmo quando você não está conectado à Internet.

Também é uma boa ideia usar uma senha exclusiva para cada uma de suas contas, pois isso dificulta o acesso de hackers a todas as suas informações.

DICA EXTRA: Nunca forneça sua senha a alguém que você não conhece ou confia para se proteger de possíveis ataques de phishing.

2. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de proteção contra ataques de hackers.

Como ela funciona? É um processo de várias etapas que exige que os usuários verifiquem sua identidade por meio de um código de segurança. Dessa forma, se você entrar no Instagram de um dispositivo não reconhecido, será solicitado a inserir o código e confirmar sua identidade.

Para ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, vá para Configurações e toque em “Autenticação de dois fatores”; “Começar”; e escolha como deseja fazer essa verificação: através de um “Aplicativo de autenticação" ou via “Mensagem de texto”. Escolha a que faça mais sentido para você e pronto. 

3. Verifique se sua conta de e-mail está segura

Sua conta do Instagram e de outras redes normalmente estão vinculadas à sua conta de e-mail. Logo, de nada adianta proteger seu Instagram com várias camadas de segurança e deixar seu e-mail desprotegido. Pense que se alguém tiver acesso a ele, terá acesso a tudo. 

Com isso em mente, é uma boa ideia proteger seu e-mail também com a autenticação de dois fatores. 

4. Exclua o acesso de aplicativos suspeitos de terceiros

É comum usar o Instagram (ou o Facebook) como uma conta autorizada para fazer login em aplicativos de terceiros, como jogos, lojas e ferramentas de edição de fotos.

Mas você sabia que, mesmo que você não use esses aplicativos, eles continuam tendo acesso ao seu perfil de mídia social e às informações da conta?

E se o banco de dados deles vazar por algum motivo, seus dados estarão expostos. Portanto, crie o hábito de, frequentemente, gerenciar seus aplicativos de terceiros e verificar quais você ainda utiliza e quais podem ser excluídos. Para isso, abra seu perfil do Instagram no seu computador, clique no botão de configurações e, em seguida, clique em “Aplicativos e site”. 

Ali você encontrará uma lista de aplicativos aos quais você autorizou o acesso. Se você notar algum aplicativo suspeito ou que não usa mais, pode facilmente clicar no botão “Revogar acesso” ou “Visualizar e editar”.

Seguindo essas dicas, sua conta estará muito mais protegida e segura, fazendo com que os invasores busquem por usuários mais "fáceis" de hackear. 

Gostou? Então aproveita e compartilha esse texto com os seus amigos. 


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755