Notícias

Roteador x repetidor: para que serve cada um deles?

Nós já falamos por aqui sobre como posicionar seu modem/roteador de internet de forma a garantir o melhor desempenho dele na sua casa.

Mas se você já seguiu todas essas dicas e ainda está tendo problemas para conseguir ter sinal de WiFi na casa toda, existem outras alternativas que podem te ajudar. Uma delas pode ser o repetidor de sinal.

Mas afinal, qual a diferença entre roteador e repetidor?

A principal responsabilidade do roteador é direcionar (rotear) os dados para o receptor correto. Quase todos os roteadores atualmente têm capacidade sem fio integrada, o que permite a criação da chamada rede wi-fi, que todo mundo usa e tem em casa.

Tradicionalmente, presume-se que um único roteador sem fio e, portanto, um único ponto de acesso, forneceria uma rede sem fio boa o suficiente para a maioria das residências. Mas, isso não é verdade.

Normalmente, o alcance de uma rede Wi-Fi padrão pode chegar a até 100 metros ao ar livre. No entanto, dentro de casa as paredes, os espelhos e até alguns eletrodomésticos podem interferir no sinal, deixando essas redes muito mais "curtas”. Estima-se que a metragem média de cobertura em ambiente fechado seja de 10 a 35 metros. Logo, casas muito amplas ou com vários andares, tendem a ter oscilações de velocidade, de acordo com a distância em que o usuário se encontra do roteador.

É aí que entra o repetidor de sinal.

Um repetidor de Wi-Fi é um dispositivo que serve para ampliar a área de cobertura do seu roteador.

Nestes casos, o repetidor instalado cria uma nova rede de acesso com base nos sinais de origem. Mas é importante lembrar que, ao fazer isso, ele tornará o seu sinal principal mais fraco. No entanto, se você quer garantir que um cômodo específico da sua casa, onde hoje a internet não chega, passe a ter conexão - e reposicionar o modem e o roteador não é uma possibilidade - o repetidor se torna uma boa alternativa.

A maioria deles pode ser instalada de forma muito simples, bastando se conectar a uma tomada. Mas você precisa colocá-lo em um local que já tenha um sinal WiFi bom, para que ele possa repetir esse sinal para outra área. Se você colocá-lo em uma área com uma conexão WiFi fraca, ele vai criar uma rede igualmente fraca, o que pode não resolver o problema ou até mesmo piorá-lo.

Nos últimos anos, uma outra alternativa que vem ganhando cada vez mais popularidade por aqui são os roteadores Mesh. Enquanto numa rede wi-fi tradicional é o roteador principal que centraliza todas as operações, nas redes mesh isso funciona de maneira diferente. Não há hub central, switch ou roteador que controle todo o tráfego do computador. Em vez disso, cada dispositivo na rede mesh pode se comunicar com todos os outros dispositivos. Isso cria um padrão de conectividade semelhante a uma malha, daí o nome mesh, equivalente a malha em inglês.

Mas no final das contas, qual deles você deve usar?

Bom, como sempre, é impossível responder a essa pergunta de forma definitiva. Vai depender muito das suas reais necessidades. Às vezes, um simples repetidor pode te ajudar a minimizar o problema de forma prática e, principalmente, muito mais barata. Em outros casos, mais complexos ou em espaços com muitos cômodos, uma rede mesh irá fornecer cobertura superior. É possível, também, que seu problema seja apenas de contratação de velocidade inadequada para as suas necessidades, e você pensa que é o seu sinal que está fraco ou coisa do tipo.

Por isso, é muito importante conversar com seu provedor de internet no momento da contratação do plano, detalhar seu perfil de consumo, quantas pessoas estarão conectadas ao mesmo tempo nos horários de pico e escolher um lugar estratégico para posicionar seu modem.

Tudo isso vai te ajudar a fazer uma aquisição consciente e, mais do que isso, muito mais funcional para você e sua família.

Assine a melhor internet banda larga fibra-óptica residencial da região. Clique saiba mais


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755