Notícias

Por que você deve trocar sua senha do WiFi regularmente?

Com que frequência você troca a senha do seu WiFi doméstico? Essa é uma dúvida que paira na cabeça de todo usuário de internet e que, muitas vezes, parece não ter uma resposta única. 

A verdade é que, num mundo ideal, é extremamente benéfico que as pessoas troquem frequentemente suas senhas de acesso a tudo: aplicativos, e-mails, cadastros em lojas online, etc. 

Isso porque pode ocorrer o vazamento desses dados e, nestes casos, sua segurança ficará comprometida. Principalmente se você é do tipo que usa a mesma senha para várias coisas. 

E a regra vale também para o seu Wi-Fi. Se você tem um roteador em casa é fundamental que essa conexão sem fios seja protegida com senha, para evitar que vizinhos e estranhos próximos acessem a sua rede. Isso porque além de prejudicar a qualidade da Internet (quanto mais gente conectada ao mesmo tempo, mais lenta essa conexão ficará), esse acesso "desconhecido" pode representar riscos para suas informações online. 

O que acontece quando sua rede é invadida

Depois que sua senha é comprometida, os hackers podem acessar dispositivos conectados, rastrear usuários e recuperar suas informações pessoais, inclusive dados bancários e de cartões de crédito usados para fazer compras online.

Alguns roteadores, inclusive, são configurados de fábrica com uma senha padrão e muitos consumidores nunca a alteram. Nestes casos, você também pode estar com sua conexão em risco, pois essas senhas padrão podem ser facilmente hackeadas e descobertas. 

Quando alterar sua senha

Ainda que você tenha certeza que sua senha do WiFi é segura, crie uma rotina para alterá-la periodicamente, visando dificultar que outras pessoas decifrem seu código e roubem seu sinal. 

De acordo com os especialistas, um intervalo seguro entre as alterações é uma vez a cada três meses (e esse intervalo também é válido para os outros apps e sites que precisam de login e senha de acesso). 

Mudar suas senhas a cada três meses te ajuda a evitar que quaisquer parasitas e possíveis ameaças de roubo de identidade causem problemas no seu dia a dia. 

Além disso, a prática também ajudará a manter seu WiFi funcionando rápido, enxuto e sem interrupções que possam ser causadas pelo excesso de pessoas conectadas indevidamente à sua rede. 

Como escolher a senha ideal

Bem, de acordo com a empresa de segurança cibernética Varonis, se a senha da sua rede WiFi estiver entre as milhões de senhas consideradas "fracas" é provável que um hacker possa violar sua rede em questão de minutos. Isso porque tudo o que eles precisam fazer é capturar um handshake de um dispositivo conectado ao Wi-Fi, carregá-lo em uma ferramenta específica e aguardar enquanto o software tenta cada uma das senhas disponíveis em um enorme arquivo de códigos vazados anteriormente.

Logo, as combinações mais simples e recorrentes, certamente já estão neste banco de dados de senhas, apenas esperando para serem hackeadas.

Vale repetir uma senha já usada anos atrás?

Como é praticamente impossível decorar dezenas de senhas diferentes, muita gente costuma fazer um rodízio entre os aplicativos e, de tempos em tempos, volta a usar a mesma senha que estava cadastrada anos atrás. 

O problema é que usar as mesmas senhas em diferentes contas pode realmente fazer com que ela acabe em uma lista de senhas violadas e facilmente acessíveis. Se a sua loja online favorita, por exemplo, for violada, lá se vai a segurança em todas as suas outras contas. E se um hacker descobrir sua combinação de e-mail e senha para uma conta, eles provavelmente irão testá-la em todas as outras.

Como criar, então, uma senha forte?
De acordo os especialistas em segurança digital, senhas fortes consistem em:

  • Sequências verdadeiramente aleatórias
  • Com cerca de 17 caracteres
  • Diferente para cada conta online
  • Alterada a cada 90 dias

Além disso, tenha em mente que sua rede sem fio doméstica ou nome WiFi diz MUITO sobre você! Portanto, se você nomeia essa rede com o seu sobrenome, o nome dos seus filhos, ou o seu endereço, deixa os hackers muito mais próximos de saber quem eles estão hackeando e onde você mora. Pense nisso! Se a rede funciona apenas na sua casa, faz sentido deixar explícito ali a sua localização? 

Pense em nomes criativos e, em último caso, prefira fazer referências, por exemplo, à sua série preferida, à sua banda preferida, enfim. Que tal "Sede do FBI", "Entrada do Paraíso" ou qualquer coisa desse tipo? Solte sua imaginação.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755