Notícias

Por que tirar seu roteador da tomada consegue corrigir tantos problemas de conexão?

Quedas e oscilações de internet podem ser bem chatas e frustrantes no dia a dia. 

E o pior é que elas geralmente ocorrem quando você está finalizando uma tarefa importante ou tentando assistir algo que gosta muito, como uma partida de futebol ou o episódio novo do seu seriado preferido. 

Sua primeira reação, é desconectar o Wi-fi e conectar novamente para ver se melhora, mas a tentativa, às vezes, é em vão. Então, o próximo passo é entrar em contato com seu provedor e tentar descobrir se existe alguma falha no seu endereço. E a primeira coisa que o atendente te fala é: Você já tentou desligar seu modem da tomada, aguardar alguns segundos, e ligar novamente?

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por essa situação. Inclusive, nós já ensinamos por aqui como é possível garantir o melhor desempenho do seu Wi-Fi. Se você ainda não leu, confira. 

Mas, porque será que eles sempre te dão essa mesma orientação? Qual o segredo por trás de um simples desligar de aparelho, capaz de fazer tudo voltar a funcionar em segundos?

Bom, antes de mais nada, é importante entendermos que o seu roteador é uma espécie de computador, ainda que a comparação pareça bem estranha num primeiro momento. 

Dentro dessa caixinha de plástico está uma mini CPU, com memória e armazenamento local, executando um sistema operacional. E assim como no seu computador, as coisas podem dar errado de vez em quando. Talvez um bug esteja causando um vazamento de memória, talvez a CPU esteja superaquecendo ou talvez um pânico total do kernel tenha derrubado todo o sistema.

E quando isso acontece no seu computador, qual é a solução mais prática que TODO MUNDO pensa? Forçar o encerramento da máquina e começar de novo, certo? 

Pois com o seu roteador é exatamente a mesma coisa: todas as razões que te fazem pensar que a reinicialização de um computador pode resolver seu problema, se aplicam também no caso do modem de internet. Não é que o desligamento vai resolver o que está causando a falha, mas é como se você estivesse deixando-o começar do zero novamente. 

Claro que isso não vai corrigir problemas mais sérios, mas digamos que uma boa parte das falhas que ocorrem no dia a dia podem ser resolvidas dessa forma, sim. 

A mágica dos 30 segundos

Agora que você já entendeu porque é importante desligar seu aparelho da tomada, vamos para outro ponto interessante: aguardar os 30 segundos até poder recolocar o aparelho na tomada. Será que isso também é relevante? Ou o atendente só quer exercitar sua paciência?

Se seu aparelho de TV tem aquelas luzinhas de standby você já deve ter visto que, muitas vezes, mesmo com o aparelho já fora da tomada, essa luz permanece acesa por alguns segundos, até que venha a se apagar por completo. Isso acontece porque a maioria dos eletrônicos possuem capacitores, que são basicamente baterias minúsculas capazes de deixar o objeto ligado por um curtíssimo espaço de tempo. 

Logo, a orientação para que você aguarde 30 segundos antes de ligar o aparelho novamente, garante que esse sistema de mini baterias tenha tempo suficiente para desligar por completo, até que a tomada seja novamente conectada. 

Se você não aguardar um tempo mínimo entre uma ação e outra, pode ser que esse desligamento não ocorra e, portanto, algumas falhas permaneçam. 

Ah, mas esse tempo precisa ser de exatos 30 segundos? Na maioria das vezes, não. Mas adota-se um tempo padrão para garantir que tudo funcione perfeitamente, antes de ser necessário abrir um chamado para averiguar algum problema mais complexo. 

DETALHE IMPORTANTE: essa dica de “tirar o aparelho da tomada, aguardar um tempinho, e ligar novamente” não vale só para modems, roteadores e computadores, não. Todo aparelho eletrônico que realiza algum tipo de processamento interno, pode se beneficiar disso. Televisores, videogames, assistentes pessoais, lâmpadas smart, enfim… existe uma infinidade de objetos na nossa rotina que se encaixam nessa categoria. E agora você, que acompanha o nosso blog, já sabe o motivo. 

Lembrando que se você quer ter uma conexão estável e de qualidade na sua casa, comércio ou empresa, precisa conhecer os planos aqui da SW Telecom. Certamente um deles vai atender às suas necessidades. Acesse nosso site e confira.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755