Coronavírus faz consumo de internet disparar e reacende discussão sobre segurança de dados

Notícias

Coronavírus faz consumo de internet disparar e reacende discussão sobre segurança de dados

Contratos para Fornecimento de Água

Com o COVID-19 se espalhando pelo mundo e as quarentenas sendo cada vez mais comuns em todo o mundo, milhões de pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, alguns até em esquema de home-office, elevando exponencialmente o tráfego na Internet. A demanda por largura de banda nunca foi tão grande e se tornou um teste global, trazendo problemas e exigindo mudanças por parte das empresas de tecnologia que oferecem serviços de conferência remota, provedores de streaming de vídeo, jogos on-line etc.

E algumas mudanças já começaram a acontecer. O YouTube, por exemplo, reduziu a qualidade automática dos seus vídeos, para diminuir a carga de internet e continuar atendendo a crescente demanda de pessoas conectadas na plataforma ao mesmo tempo e sedentas por entretenimento.

O mesmo caminho também foi seguido por Facebook e Instagram, que anunciaram a redução da resolução em bits dos vídeos em diversos locais do planeta, incluindo a América Latina; o mesmo aconteceu nas plataformas de games, como o Xbox Live, por exemplo.

Aqui no Brasil, os produtos da Rede Globo, como Globoplay, Globoesporte.com, GShow, Globosat Play e G1 também deixaram temporariamente inacessíveis as resoluções 1080p e 4k, para evitar a sobrecarga da rede, e até o WhatsApp, de propriedade do Facebook, limitou o encaminhamento de mensagens em grupos para controlar o envio de dados e ainda combater a desinformação sobre  o coronavírus, gerada pela frequente disseminação das fake news.

Aliás, todo esse aumento de tráfego também acendeu uma outra luz de emergência no universo online: a atuação dos hackers. Com milhões de trabalhadores remotos atuando fora de sua zona de conforto e longe do suporte de TI que geralmente os observava enquanto estavam no escritório, ficou muito mais fácil e tentador procurar falhas e vulnerabilidades em sistemas. O que tornou as invasões e ataques cibernéticos muito mais recorrentes.

Segundo a Kaspersky, empresa especializada em segurança digital, só aqui no Brasil, nos primeiros três meses do ano, houve um aumento de 350% nos casos de golpes de ransomware, que é quando um tipo de malware mantém refém o computador do usuário invadido até seja paga uma taxa de "resgate" pelas informações bloqueadas.

Uma das partes mais perigosas desse tipo de ataque é que a infecção não é imediatamente aparente para o usuário. Em vez disso, o malware opera sem ser descoberto em segundo plano até que o computador ou o mecanismo de bloqueio de dados seja implantado. Quando isso acontece, uma caixa de diálogo aparece informando ao usuário que seus dados foram bloqueados e somente serão liberados se o usuário pagar por ele. Ou seja, quando o usuário se dá conta da invasão, todos dados já foram comprometidos e, portanto, é tarde demais para salvá-los através de qualquer tipo de medida de segurança.

Portanto, aqui fica a nossa dica: se você estiver trabalhando em casa, ou mesmo se estiver apenas quarentenado e sem muitas opções do que fazer fora da Internet, verifique sempre se o seu dispositivo está protegido com um software antivírus confiável, proteja sua conexão com uma senha segura e troque-a regularmente. A última coisa que você deseja nesse momento é ter mais um problema para lidar, certo?

E se você busca uma conexão estável, com alto desempenho e sem limites, para atender a sua demanda de trabalhos em casa ou para garantir o lazer da família, entre em contato com a gente. Nossa equipe comercial está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas.

Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Codomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755